10 Dicas para Parar de Gastar Compulsivamente

10 Dicas para Parar de Gastar Compulsivamente
Photo Credit: Net_Efekt

Lendo o Digg me deparei com esse artigo que está publicado no blog Personal Finance Management Guide, “10 Easy Steps to STOP Shopping Addiction and Compulsive Spending“, basicamente 10 dicas para parar de gastar compulsivamente.

Devo admitir que eu não sou uma consumidora compulsiva, muitas vezes se eu não tiver um motivo certo para ir, por exemplo, ao shopping, nem me incomodo, não sou do tipo que tem que ver as novidades, provar um bando de roupas e sair com algumas sacolas.

Conheço um grande número de mulheres que o fazem, que compram quando estão com bastante dinheiro, compram quando estão com o dinheiro contado, compram quando estão sem dinheiro (cartão de crédito pode ser uma praga na vida de algumas pessoas) e continuam comprando quando a conta está estourada, devem mais que tudo, mas continuam comprando.

Então pensando em vocês, minhas amigas queridas, e também em você que está lendo e tem esse pequeno problema ou para aquela amiga sua que definitivamente compra até não poder mais, eis as dicas:

  1. Identifique uma “necessidade” de um “querer” – aprenda a reconhecer quando você necessita de algo e quando você simplesmente quer, deseja algo, dessa forma você estará controlando seus impulsos de gastar dinheiro com coisas que você realmente não necessita.Conhecendo pessoas que sofrem desse problema, digo mais: não entrem em nenhuma loja que está escrito promoção na porta, pois entram atraídas pela palavra e saem carregadas de coisas que nunca irão usar, mas que o preço estava bom. Vai entender?
  2. Se sabe que você tem problema, tente evitar lojas e shoppings – aqui a melhor maneira mesmo é EVITAR, dê a volta maior, mas não passe na porta, não entre, não visite um shopping, a não ser que seja extremamente necessário.Como já deu para notar, eu gosto de dar meus pitacos nas dicas dos outros, então utilizando o meu vasto conhecimento de mulheres que gastam compulsivamente, digo para correr até mesmo de caixas eletrônicos. Tenho uma amiga que entra no vermelho toda hora porque passa no caixa e faz empréstimos, ali na hora, ela e a máquina.
  3. Não caia no conto de que vai se dar bem – evite as promoções (eu já tinha avisado lá em cima) a menos que seja absolutamente necessário.Entendeu que é para sair de casa preparada para o que irá comprar? Então, mantenha-se focada e boa sorte.
  4. Programe um orçamento e mantenha-se nele – faça uma lista de quanto irá entrar de dinheiro durante o mês, tente separar 10% na poupança, faça uma lista das despesas, veja o que sobra e se sobra e pense muito bem o que irá fazer com esse dinheiro.
  5. Quando comprar presentes – lembre-se de perguntar ou tentar descobrir o que as pessoas desejam, além de receberem o presente que realmente querem, irá te ajudar a não ficar enchendo a cabeça de caraminhola, entendeu não é?
  6. Comece a anotar – anote tudo o que gasta no mês, isto ajudará a determinar onde gastar o seu dinheiro, assim você poderá ter uma noção mais real das suas metas financeiras.Eu faço isso já fazem alguns anos, tento anotar o máximo possível, no Brasil é mais difícil porque quase nunca os estabelecimentos dão a nota ao cliente na hora que a compra é efetuada, então junto as notas que consigo, tento sempre ter uma caneta na bolsa e vou anotando o que gasto em dinheiro, no final não tenho nem como dar desculpas que o meu dinheiro voou e eu nem sei onde foi parar, porque sei exatamente com o que gastei e às vezes posso até mesmo me dar uma chamada de atenção básica.Tenta e depois fala o que você achou.
  7. Carregue uma lista de compras – tente planejar suas compras, quando for ao supermercado faça uma lista e compre apenas o que anotou. Tente deixar seus cartões de crédito em casa. Pague com dinheiro, cheque, ou um cartão de débito.Lista de supermercado é algo que eu ainda estou trabalhando, sempre faço, nem sempre levo, mas mesmo quando levo acabo comprando coisas a mais, o que posso fazer? Seguir o conselho número 7.
  8. Carregue uma lista de compras – tente planejar suas compras, quando for ao supermercado faça uma lista e compre apenas o que anotou. Tente deixar seus cartões de crédito em casa. Pague com dinheiro, cheque, ou um cartão de débito.Como eu sou bem preguiçosa, recomendo assistir um filme.
  9. Procure ajuda – peça a uma amiga ou parente a te lembrar a não gastar, dessa forma vai ser uma ajuda externa contra essa compulsão.
  10. Dê a você mesma um prêmio simbólico – após se esforçar por um mês ou dois, compre algo que vai fazê-la sentir-se bem. Não tem que ser caro (lembra-se de: você tem um orçamento seguir!).Não vai achando que essa dica é para depois de um mês você sair gastando igual uma louca desvairada, nada disso, o prêmio pode ser uma tarde no cinema com uma amiga(o), um jantar em um restaurante japonês (amo muito), enfim, algo que você irá curtir.

E eu desejo a todas boa sorte nessa luta e sei que se esforçando você chega lá. É isso aí garota!

© Deusario.com. Todos os direitos Reservados.
A cópia e reprodução não-autorizada deste texto está expressamente proibida.
Plágio é CRIME!

Veridiana Serpa

Veridiana Serpa é bacharel em Turismo com ênfase em Eventos, editora do Geek Chic.
| Mais Veridiana Serpa | Todos os textos escritos por

Receba atualizações por email!
Digite seu email:

No tags for this post.
tabs-top

29 Comentários em “10 Dicas para Parar de Gastar Compulsivamente”

  1. Xêro says:

    Oi, sou uma consumidora estravagante
    Não sei mais o que fazer para parar de gastar tanto em tanta besteira
    Tentar seguir as dicas, elas são bem obvias
    tô cansada de ficar no vermelho..
    Valeu

  2. adriana says:

    ola sou muito compulsiva d++ gasto alem do que ganho mas vou fazer de tudo para mudar estou disposta obrigado pelas dicas

  3. Rosangela says:

    To cansada de fica no VERMELHO tambem !

    O que ganho não consigo pagar as minhas contas ! Adoreeei a dica.

    • SUZANA says:

      Boa tarde!ganho em media 1500,00 por mes e mal da pra pagar minhas contas,minha moto esta atrasada 2 parcela no valor de 189,00 cd meu cartao tambem acumulou fora minhas contas pequenas nao sei como fazer todo mes entro no vermelho e passo maior sufoco o que eu faço?

      • marie-louise says:

        oi eu gasto muito e nao consigo parar sou visida mas so uso roupa daslu e chanel…coisa assim me ajude

  4. thaynara says:

    oi muito obrigado pelas dicas…acho que estou me tornando uma consumidora compulsiva,pois quando vou ao shopping e nao compro nada eu volto tao vazia e triste,so fico aliviada quando compro alguma coisa..mesmo sabendo que nunca vou usar!

  5. ANNA says:

    eu to tentando mudar a minha compunsao tenho certeza que vou conseguir obrigada pela dica

  6. Fabiula says:

    Ola, obrigada pelas dicas, vou tentar tirar proveito de todas, pois sou hiper compulsiva, gasto com besteiras so p me satisfazerem nakele momento, mas cmo sempre depois de ter adquirido akilo, eu nem sempre uso…

  7. Olívia Moraes says:

    Olá, me chamo Olívia, sou muito mais muito compulsiva em relação a compras, compro até o q não posso, meu marido acha isso um absurdo, estamos casados há 1 ano e ainda moramos em ksa de sogra, justamente por questão de contas, meu marido sempre me fala q se eu continuar assim nunca sairemos de casa de sogra, tento me controlar mais não consigo, e pra completar trabalho em uma loja ernome q se tem de tudo…

    como faço para parar com isso?

  8. marilu rodrigues says:

    oii sou muito gastadeira…mas quero seguir as dicas pois não aguento mais chega no dia de paga e não ter …e parabens a vcs que estão a judando o rientãndo a todas comsumista…..

  9. Izabel says:

    Olá, eu tambem tenho este problema nunca consigo juntar dinheiro sempre gasto com roupas e bobagens todo mes passo sem dinheiro pois o meu salario fica tudo pra pagar lojas, na hora de comprar e muito bom mais depois eu me pego pensando pq fui fazer mais contas nem estava precisando disso e dificil viver assim…

  10. shirley says:

    estou ficando compulsiva a algum tempo
    mas com fe em Deus e com a ajuda das suas dicas vou conseguir parar!!!!!!!
    beeijos

  11. shirley says:

    estou compulsiva a algumem tempo
    mas com fe Deus e com as dicas de vcs vou passar a me controlar!!!!!!!!!!!!!
    beiijos

  12. Ricardo Tavares says:

    Olá, tenho problema de ansiedade, mas sempre quando há algo em promoção eu acabo gastando. Se por exemplo eu vou no supermercado e vejo algo em promoção, eu compro. Mesmo que eu não for comer, eu acabo comprando e deixando em estoque. As vezes acabo doando para alguém mais necessitado. Só que eu ganho bem e costumo guardar 60% do que ganho. Tem bastante no banco, mas mesmo assim eu lembro de quando eu nao tinha nada, e fico me sentindo mal por estar gastando tanto com coisas desnecessárias.

  13. Jessica says:

    Oi. Adorei as dicas, eu sou uma consumidora mais que compulsiva. Eu adoro comprar, parece mania … Eu juro que vou tentar melhorar.

  14. Monique says:

    quero tanto parar de gastar,compro muitas coisas desnecessarias que nao me faz falta,com essa lista vou para de comprar.Vou fica louca se eu nao parar.
    Vou fazer um grande esforço,porque quando eu nao tinha eu nao comprava agora q tenho quero comprar tudo q vejo pela frente.Entao me ajude posso pelo menos fica sem comprar uns 3 meses por ai.Valeu pelas dicas…

  15. Mariana Marçon says:

    Concerteza esses conselhos vão me ajudar muito, pois sou extremamente compulsiva, vejo acho legal e quero comprar, depois pago minhas contas, faço empréstimos para cobrir contas e outro emprétimos e fico sem nem um real ai depois começa tudo dinovo, passo cartão pra tudo, desde abastacer o carro até para almoçar, mês que vem dinovo estou com o orçamento estorado e não consigo dormir a noite, pois meu esposo é super economico e nosso relacinamento esta desmoronando, porque ele briga comigo que gasto demais, saio para esfriar a cabeça e gasto mais… Mas muito Obrigada pelas dicas, preciso mudar. Beijos

  16. KATHYA says:

    por favor, me ajude. Estou a beira de de separaçao;de 16 anos. Pois meu marido nao, aguenta mais minhas dividas.Sempre compro alem do q posso e do q realmente preciso.Gostaria de me controlar e aprender dizer nao as futilidades. bjs

  17. GILBERTO says:

    Oi gente por favor me ajudem eu gasto muito, as vezes compro coisas que nem vou usar e deixo até 90% do meu salário comprometido com dividas e coisas fúteis.Quando entre nas lojas fico pensando oque vou comprar e acabo levando coisas que não tem necessidade a para piorar o meu cosumismo eu trabalho dentro de um shopping.

  18. soraia sampaio says:

    pelo amor de DEUS me ajuda, compro descontroladamente, nao consigo ,pago umas contas outras nao.Tem mes que pago e Nao da 20 minutos ja estou comprando denovo.Tenho pessoas me cobrando é um inferno. HELP ME

  19. MARCIA M N says:

    Oi eu sou uma pessoa compulsiva, gasto o meu dinheiro e do meu marido, vou seguir sua dica obrigada.

  20. wilma alves says:

    eu gastto muito com coisas sem prescisao e fico so pagando contas a vida toda sem sobrar dinheiro mas vou seguir as dicas …bjsss

  21. Ana Paula says:

    Olá pessoal! Sei que vocês estão aflitíssimos devidos aos gastos excessivos porque já fui consumista ao extremo a ponto de quase perder casa, carro e emprego. Fiquei super endividada durante quatro anos, pagando juros sobre juros aos bancos, já tive nome negativado, enfim… graças a Deus tudo acabou. Meu primeiro passo foi cortar todos os cartões de crédito e comprar somente a dinheiro o estritamente necessário(comida, contas pré estipuladas, etc.). O segundo foi deixar de ir a lojas e shopping, se tivesse que pagar algo,pagava em caixa eletrônico e se fosse fatura que tivesse que ser para na própria loja, pedia para um amigo ou mesmo meu marido pagar para mim e estipulei uma meta:”enquanto não pagar tudo o que devo (até o ultimo centavo) não comprarei mais nada”.Não foi fácil, mais acreditem…se eu consegui qualquer pessoa consegue,basta coragem e muita força de vontade. hoje penso mil vezes antes de comprar e tenho uma ótima qualidade de vida, até ubi de cargo em meu emprego, pois aprendi a ter foco e me empenhar em outra coisa que não fosse comprar. Boa sorte a vocês!

  22. Gislaine Amba says:

    Sou um pouco consumista, mais estou me esforçando bastante para mudar, pois quase perdi meu marido por causa de contas excessivas que fiz, e com suas dicas, sei que vou conseguir meu objetivo…Obrigada!

  23. marineide says:

    olá pessoal,comigo não é diferente,digo que não vou comprar nada,mas quando chego na loja compro tudo que vejo pela frente ,isso me uma midar satisfação incrivel,mas quando chego em casa fico pensando nas besteiras que fiz.Peço a Deus que me ajude,e agradeço pela dicas ….

  24. jane says:

    ola meu nome e jane ,estou tentando evitar no máximo não utilizar mais meus cartões de crédito,pois eu tenho gastado mas do que eu ganho com roupas,presentes,e bobagens não consigo guardar nada de dinheiro!mais isso vai mudar eu tenho certeza!!!!!!!obrigada pelas dicas

  25. bruno says:

    obrigado pleos conselhos!!!vou seguilos.estava precisando mesmo.

  26. Ana says:

    Até que em lojas físicas eu sou mão de vaca… mas compras online! essas sim me deixam no vermelho. Eu tento, fico dois meses, depois começo comprar tudo de novo.

  27. jaqueline says:

    Eu estou cansada de tudo isso, todo mês fico no vermelho,não me sobra dinheiro pra um sorvete, gasto mais da metade do meu salário com superfluos, devo pra minha mãe e ao invés de paga-la gasto com roupas e roupas e mais futilidades, gasto e logo depois que chego em casa com as sacolas entro em uma tristeza profunda,mas, eu quero mudar e com muita perseverança eu vou conseguir,se Deus quiser esse vai ser o último mês que passo lascada no cartão de crédito, daqui pra frente eu vou me controlar e seguir todas as dicas.